Pouco conhecido e quase extinto atualmente, o cudiguim (ou codeguim ou cotechino) é uma lingüiça fresca elaborada com carne suína, couro cozido e gordura, com boa quantidade de temperos como alho, cheiro verde, noz moscada, pimenta, etc. Tem origem no norte da Itália, onde é chamado de cotechino. Chegou ao Brasil juntamente com outras receitas italianas clássicas de embutidos, como a mortadela, presunto e outras linguiças. Tradicionalmente é consumido cozido com leguminosas (lentilha, feijão branco e outros), porém pode ser feito em churrasco ou simplesmente cozido, fatiado e consumido com pão.

O codiguim pode ser feito com porcentagens variadas de carne, gordura e couro cozido, sendo recomendada a proporção de 40% carne, 30% couro cozido e 30% de toucinho sem pele, com muita gordura. O tempero consiste basicamente em alho moído, cheiro verde, pimenta do reino, pimenta vermelha, noz moscada e sal. Os ingredientes são moídos juntamente com o tempero e a lingüiça é preparada com tripa comum.
O preparo do cudiguim é simples, podendo ser cozido no feijão (branco ou carioca), fatiado e servido, porém aqui você o verá em churrasco. O segredo é não furar a tripa e assá-lo numa parte da grelha com pouco calor, deixando-o cozinhar e desidratar, na verdade liberar gordura. Esse preparo pode ser feito no forno também. Se for preparado em frigideira, o couro cozido estoura e muita gordura espirra...

Pode ser servido com salada de maionese, salada de folhas, farinha de mandioca torrada ou ainda tutu de feijão com arroz branco.
é uma delícia. nunca fiz assado não. mas pode ser cozido no feijão (uns 10 min.) ou simplesmente cozido em agua mesmo.
ResponderExcluirFome ;p
ResponderExcluirsou açogueiro e fazo mto... não venso fazer. vende pra caraka.. eh o interiorsão..:)
ResponderExcluirGostei muito das informações.
ResponderExcluirPoderia dar algumas dicas, como a onde encontrar?
é top muito gostoso mesmo vale a pena esperimentar!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirmaravilhoso,só para quem tem um paladar de muito bom gosto!quase exótico!
ResponderExcluirQuando usa tempero verde, não chama cotechino, aí é queijo de porco ou morcilha branca. o cotechino zampone, vai couro, carne de porco, toucinho, pimenta do reino, alho e noz moscada. fica muito bom mesmo!
ResponderExcluirMuito bom mesmo.Gosto preparado no feijão branco.
ResponderExcluirmuito bom ,recomendamos,uma delicia e sustenta
ResponderExcluiruma delicia que sustenta,recomendamos que experimentem
ResponderExcluiruma delicia que sustenta ,recomendamos que experimentem.
ResponderExcluirEncontrei no Sonda.
ResponderExcluirCUDIGIM
ResponderExcluirMinha família fazia regularmente (todo mês). A carne era moída, com pouco toucinho, acrescentava-se: sal, pimenta, alho, cebola, cebolinha e salsinha. Juntava-se posteriormente o couro moído. Tudo era novamente passado em máquina de moer para boa distribuição dos componentes e ingredientes. Depois de algumas horas era embutido em tripa de carneiro, de meio em meio quilo. Comida forte para quem trabalhava em serviço pesado e gastava grande quantidade de caloria.
ResponderExcluirSou de uma cidade repleta de imigrantes italianos, Matão - SP, por isso o cudiguim é muito comum por aqui. Adoro e acabei de comer, por isso encontrei eSta matéria.
ResponderExcluirÉ muito bom. Encontro Codeguim na cidade de Bariri-SP.
ResponderExcluirencontrei no Império Bar e Espeto no Tatuapé.
ResponderExcluirComprei esse final de semana, foi pro lixo, não tinha essas informações rsrs abriu toda na grelha ... ficou horrível
ResponderExcluirTem que ser somente aquecido em fogo lento na churrasqueira e servido com fatias de pão como entrada.
ExcluirPode-se usar o couro do bacon em manta?
ResponderExcluirNa cidade de Salto/SP tem o Açougue São Carlos (do Gigo) que faz um cudiguim de primeira linhagem que me lembra minha avó. Muito bem feito
ResponderExcluirBoa tarde tiago, vou falar de uma linguiça, a FIDIGIUM, meus antepassados trouxeram da italia do Norte precisamente. O basico usamos a tripa do porco na parte mais estreia, usamos aa gorduras que sao presas na parte de fora da tripa,sangue e parte do figado. Uns colocam bacom meu pai incere a gordura da papada.... da uns 2 palmos de linguiça. Nao é churiço.....
ResponderExcluir